X
NAVEGAR

História

Diz a história que na Grécia e Roma antigas havia três irmãs que regulavam a duração da vida – do nascimento à morte – através de um fio. A primeira irmã tecia, a segunda enrolava e a terceira cortava o fio quando a existência chegava ao fim. A imagem da roda do fiar, que se relaciona com a imagem da roda em si, está associada ao vir e devir dos fatos, felizes e trágicos, vividos pelo homem ao longo de sua vida.

O início

A começar dos meus tempos de universitário de psicologia, já me questionava o porquê das universidades não oferecerem disciplina ou se aprofundarem em assuntos ligados à morte, uma vez que se trata da maior dor vivida por todos os seres humanos. Sendo a psicologia responsável em lidar diretamente com psique humana, deixava neste aspecto uma grande lacuna. A partir das minhas inquietações, neste sentido como um psicólogo, resolvi estudar com afinco o respectivo tema. Fundamentado em todas as experiências obtidas ao longo do meu caminho profissional (com pacientes em meu consultório, atendimentos hospitalares, em casas funerárias e a especialização em perdas e lutos que cursei no Instituto 4 Estações em São Paulo decidi fundar o Instituto Ciclo de Psicologia em Perdas e Lutos no mês de março de 2007 em Fortaleza – CE.

Ver Imagens

O início

Nascimento, vida e morte

Um Ciclo, um conjunto de transformações pelo qual passam todos os seres vivos. De forma inspirada e refletindo sobre e este e outros contextos, foi criado o Instituto CICLO com o objetivo de promover um serviço terapêutico de suporte às pessoas enlutadas. Além de ampliar e divulgar o saber sobre perdas e luto, no intuito de gerar mudanças de atitudes e atenuando os problemas decorrentes desse processo.

A pior de todas as perdas, é a morte de pessoas que amamos. Esse é um sentimento de perda irreparável. Um amigo não vale pelo outro, um irmão não vale pelo outro e nada no mundo poderá substituir nossos pais. E, mesmo se o tempo aplaca essa dor, sempre vai ficar dentro da gente aquele sentimento indecifrável de vazio. É a ideia do "nunca mais ver" que dói mais. E quando esta se une à ideia de não termos feito algo mais, não termos dito algo mais, torna-se ainda pior. 

O rompimento de uma relação implica a necessidade de adaptação à condição de viver sem aquela pessoa. Consequentemente, a direção dessa mudança esta, em sua base, determinada pela condição de vida que havia com aquela pessoa. Porém, não é só isso que pesa no caráter da mudança. No confronto com a crise desencadeada pela perda, o fato de esta perda ter sido causada pela morte, e não por um rompimento ou separação, torna-se muito importante que seja dada a pessoa enlutada a possibilidade de encarar, face a face, as implicações desta morte em seu presente e futuro.
Através de atendimento psicológico especializado, o Instituto CICLO auxilia pessoas atingidas, para que comecem a viver o seu processo de luto, permitindo vivenciar a sua dor como forma de vislumbrar perspectivas para uma nova vida.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Com o objetivo de fornecer informações básicas para o público em geral, realizamos palestras gratuitas com temas relacionados ao processo de formação e rompimento de vínculos, perda e luto. As palestras ocorrem, muitas vezes, em templos religiosos nos quais somos convidados.

Clínica-Escola do Instituto Ciclo de Psicologia em Perdas e Lutos

- Psicoterapia para Pessoas Enlutadas -

A Clínica-Escola Ciclo é uma unidade de apoio ao ensino e às atividades sociais do Instituto. Faz parte do projeto pedagógico do Curso de Formação de Psicoterapeutas em Perdas e Lutos, propiciando aos alunos estagiários condições reais e efetivas de experiências profissionais, além de atender a comunidade de baixa renda em situação de luto.

Nossa Clínica-Escola é especializada em psicoterapia em situação de perda e luto. A prestação de serviços é realizada por psicólogos que estão se capacitando para o atendimento a pessoas enlutadas e são supervisionados por psicólogo especializado do Instituto, que possui grande experiência na área.

Diante da ausência de vagas para atendimento imediato no Ciclo ou da demanda do paciente para ser atendido em outro endereço, é realizado seu encaminhamento para profissionais que tenham formação para trabalhar com luto, cadastrados conosco e que atendem em todas as regiões de Fortaleza.

O atendimento é voltado à comunidade, podendo ser gratuito, se comprovada a escassez de recursos financeiros. Se o paciente tem a possibilidade de contribuir pelo serviço prestado, um valor será estipulado por sessão, dentro de suas possibilidades financeiras.

A Clínica-Escola não tem fins lucrativos.

Quem somos